Calhas e Rufos em Curitiba

Venda, Manutenção ou Limpeza de Calhas? Conte com a Adesul, Ligue agora (41) 3277-6191.

As calhas tem função de coletar água de chuva que caem no telhado e direcioná-las para a rede pública de águas pluviais ou para reservatórios de sistema de reuso de água. Elas têm a utilidade de direcionar a água da chuva para longe das edificações, a fim de evitar que os alicerces a inundação e a umidade escorrer pelas paredes. Sua instalação não é difícil, desde que se usem as técnicas, ferramentas e materiais adequados, e são tomadas as medidas de precaução correspondentes.

Atualmente, as calhas podem ser de aço galvanizado, alumínio, plástico ou PVC, sendo estas últimas as mais fáceis de colocar e as que requerem menos trabalho de manutenção. Em todo caso, as técnicas de instalação são semelhantes para os três sistemas.

Um adequado sistema de drenagem de águas pluviais utilizando calhas, não só lhe permitirá desfrutar sem preocupações das chuvas do inverno, mas também requer um menor esforço na hora de instalá-lo e mantê-lo. A função das calhas (ou canais), é coletar a água da chuva das vertentes do teto e dirigi-lo para as descidas, que são as encarregadas de levar a água até o nível do terreno. Preocupe-se a tempo, e você poderá desfrutar de um inverno menos úmido e livre do excesso de água acumulada, que pode causar algumas desagradáveis infiltrações em sua casa.

Como escolher o material da calha?

Como em muitos outros casos, não existe um material mais adequado que outro. Tudo vai depender de cada situação. Em geral, todos os materiais utilizados na fabricação de calhas resistem bem as mudanças climáticas e a sua duração costuma ser maior do que 10 anos. A resistência a impactos marca a primeira diferença: as de PVC resistem muito bem os golpes, mas se recebem muita força, podem quebrar. Se necessário, é fácil de substituir as peças de PVC, pois a instalação é feita usando-se conjuntos simples que se armam e desarmar rapidamente. O trabalho de substituição das peças metálicas é um pouco mais complexa, pois costumam ser soldadas ou seladas com silicone.

Do ponto de vista estético, as calhas de alumínio permitem variados projetos, enquanto que as de PVC vêm com seus perfis e projetos pré-definidos de fábrica. A preocupação com o projeto em calhas de PVC permitiu desenvolver uma série de peças especiais e acessórios, que não só facilitam a sua instalação, mas também a manutenção de todo o sistema.

calhas em curitiba

Considerando a manutenção, calhas de PVC são muito adequadas, pois não precisam de manutenções extras. Eles vêm em cores preto e café; mas, se você decidir mudar a cor, você terá problemas. Alguns sugerem pintar primeiro a sua superfície e em seguida dando-lhes a cor desejada, mas o PVC é muito pouco poroso e a pintura nem sempre adere bem: pode soltar-se.

Calhas de alumínio podem ser mais baratas, ainda que, por suas características de design e facilidade de instalação e manutenção, as de PVC justificam amplamente o seu preço.

As calhas produzidas pela Adesul são projetadas sob medida e padronizadas para sua necessidade, e proporcionam a proteção ideal para a estrutura de sua cobertura, a alvenaria e a pintura de sua obra, utilizamos materiais dos mais variados tipos e com pintura de acordo com preferencia do cliente ou no padrão da obra.

Rufos para telhados, instalação e venda

A construção de telhados e coberturas inclinadas precisa de mão de obra especializada para evitar problemas de vazamentos e infiltrações. Soluções como membranas impermeáveis, placas betuminosas, isolantes e uma boa instalação de limas e calhas para telhado nos evitarão problemas com elevados custos de reparação.

A fabricação de rufos não se pode fazer manualmente, são necessárias máquinas especializada para transformar o metal, neste caso, guilhotinas e dobradeiras de chapas. Com essas máquinas, se pode fazer qualquer projeto relacionado com a produção de rufos em telhados inclinados para a canalização de água.

rufos curitiba

A escolha do material para fabricar os rufos vai influenciar diretamente no preço, mas de forma ainda mais notável na duração, a resistência à oxidação, a trabalhabilidade e facilidade de instalação. Além disso, existem materiais que podem ser soldados, conseguindo realizar canais de uma só peça, com total garantia contra possíveis vazamentos. Aço galvanizado lacado e Materiais como o aço podem receber tratamentos para oferecer uma ótima proteção contra a corrosão devido a exposição durante, pelo menos, uma ou duas décadas. No entanto, estes tipos de tratamento, como o lacado ou galvanizado perdem a sua eficácia, uma vez decorrido o tempo, ficando o aço totalmente desprotegido contra o inevitável processo de oxidação dos materiais ferrosas. Além disso, rufos de aço lacado ou galvanizado não são soldados em primeiro lugar, porque suas espessuras são muito finas para ser soldadas com facilidade e em segundo lugar, porque ao soldar se queimaria a pintura que as protege. Rufos fabricados com aço galvanizado costumam ser muito utilizadas por seu preço atrativo.

A Adesul Curitiba oferece diversas opções em rufos, uma delas com certeza poderá ser utilizado em seu projeto.

Como instalar Calhas?

Antes de prosseguir com a compra dos materiais, deve-se considerar que o diâmetro do duto deve ser proporcional à superfície interior do edifício em que se vai instalar.
Uma vez que se conta com as calhas adequadas, deve-se determinar a localização de funis ou baixos, de preferência nos cantos da casa, tentando fazer com que coincidam com os esgotos. Neste ponto deve ser considerado uma inclinação para as descidas de 2mm por metro de calha, e para isso deve esticar um fio entre os pontos de extremidade do teto imitando o percurso da rampa.

Uma vez traçada a linha seguindo essa inclinação, procede-se a fixar, através de parafusos, suportes para a calha a uma distância máxima de 60 a 90 centímetros, dependendo do modelo que se pretende instalar e, nas indicações do fabricante.

Depois de definidos todos os prendedores, há que tentar colocar a calha e os diferentes acessórios (descidas, esquineros, tampas, etc.), com o objetivo de identificar possíveis erros e de verificar as marcas de inserção dos acessórios, apontando-as com um lápis, para depois cortá-los.

Primeiramente coloca-se a peça correspondente à descida (funil) e, em seguida insira a calha dos suportes e sobre o selo de borracha da descida, montando as peças de acordo com as linhas de calce. A seguir, insira o resto da calha em suportes, instalando a união de acordo com as marcas existentes no seu interior.

Uma vez que todo o sistema de dutos está montado em suportes, são colocadas as tampas de descida e rampa, assegurando as ligações com silicone para evitar vazamentos.

O próximo passo é a montagem dos tubos que guiarão a água até o chão, colocando primeiro um cotovelo de 60 graus, apontando para a casa, ligando-o a outro, que guiará o tubo de descida junto à parede. Este canal deve ser fixo à parede com a ajuda de um grampo, e o toque final consistirá em colocar um cotovelo na extremidade inferior da descida, para guiar a água longe da fachada ou para o lavatório mais próximo.

O processo explicado é totalmente ilustrativo, sugerimos sempre que a instalação de suas calhas, bem como a manutenção, seja realizada sempre por profissionais capacitados.

Precisando comprar, consertar ou limpar suas calhas em Curitiba, conte com a Adesul Calhas Curitiba. Garantimos a perfeita estanqueidade de sua cobertura com nossas calhas e rufos.

Ficou interessado?

Preencha o formulário e deixa seu contato com a gente :)